terça-feira, 17 de julho de 2007

Em síntese

Caro Coimbra

Conheço há muitos anos o Dr. Maló de Abreu, tenho por ele muita estima, aliás tanta, que me levou a apoiá-lo nas últimas eleições.
Se o próprio me der autorização, até poderei confidenciar a si aos leitores, as razões de carácter pessoal que me levaram a fazê-lo.
No entanto, desde já lhe afirmo, que não sabia que o Dr. Maló já tinha reaberto o seu blog.
Evidentemente, dado que pertencemos a famílias políticas diferentes que lutam sempre pela maioria em Coimbra, como a nível nacional, dificilmente nos verão do mesmo lado no que a isso diz respeito. É evidente que temos visões diferentes sobre as próximas eleições, mas nunca as nossas diferenças nos tornaram inimigos, mas adversários.
No campo desportivo, nunca lhe perguntei se me apoiava ou se teria alguma intenção de o fazer. Até hoje nunca perguntei a ninguém se me apoia, mas tão só se estão dispostos a trabalhar em conjunto para encontrar uma proposta alternativa à actual direcção. Mas se o Dr. Maló de Abreu me apoiar tanto melhor, pois todos somos poucos, e a minha possível candidatura será sempre profundamente inclusiva.

Os meus pontos de vista não pretendo que sejam naif.
Torna-se evidente, que num blog teremos de ter consciência que a nossa capacidade de síntese é determinante para que as visitas se sucedam. Aliás, também nos jornais, como sabe, quem não tiver essa qualidade quase sobre-humana, de escrever em poucas linhas o que potencialmente não caberia num livro, ninguém lê. Ou no máximo, como se costuma dizer, lerá na diagonal.
Mas não tenha a mínima dúvida, que este será um blog de intervenção, apoiando o que deve ser apoiado e criticando o que deve ser criticado. Mas com uma diferença essencial; terei oportunidade de dizer e defender as alternativas que entenda como as melhores soluções nos mais variados temas.
Para a Académica.oaf irão surgir algumas novidades, mas é óbvio que este blog será também uma forma de intervenção, nomeadamente nos esclarecimentos que darei a quem me consultar. Aliás, como o meu amigo agora fez.

O conteúdo político do blog é mais do que certo. Urge até, digo eu, tomar posições firmes sobre o que todos pensamos sobre o desenvolvimento da nossa cidade da nossa região. Ainda que, de forma firme e determinada, não abdicarei de criticar o governo da República de que, como sabe, sou apoiante. Quando não me revir em alguma decisão ou proposta de decisão, terei oportunidade de o dizer. Desejo até, que me questionem sobre as várias matérias que poderei eventualmente dominar, ou conhecer, de modo a que não deixe dúvidas sobre o meu posicionamento.
Mas actualmente, preocupa-me que vindo a caminho a regionalização, Coimbra não tivesse conseguido eleger a nossa Universidade como uma das 7 Maravilhas de Portugal. E a questão não é saber se o deveria ser ou não, mas a incapacidade de mobilizar os cidadãos para a votação, hoje que a internet e os telemóveis dominam o nosso quotidiano.
É muito fácil ser contra alguma coisa, mas isso é reagir! Eu ajo!
Por isso defendo ideias e percursos, políticas de desenvolvimento, interacção entre os municípios do nosso distrito e de outros contíguos, para encontrar uma alternativa de desenvolvimento, que se oponha de forma clara e objectiva à tentativa de domínio do Porto e Lisboa. “Eles” querem dividir o País em dois, mas eu entendo, e por isso me baterei pela zona centro do País cuja capital deverá ser Coimbra.
Desta forma e com esta forma determinada de agir, irei ter muitos contra mim e contra nós, mas a política faz-se com convicções.
Para além de defesa de carácter geral, entendo que deve existir respeito pelas instituições, na exacta medida que elas próprias deverão respeitar os cidadãos que as servem. Mas também, e na mesma dimensão,respeitar o comum cidadão.

Por último, acho que lhe devo agradecer as suas perguntas e outras que ao longo do tempo decerto me irá colocar, mas fique com a certeza, que a ou as suas opiniões também serão muito importantes.