segunda-feira, 13 de agosto de 2007

De Fátima...para o Futuro!

Fui ontem como muitos outros, ver o jogo da Académica.
Não fiquei nada satisfeito com o que vi. Pelo contrário, além de pouco satisfeito, muito preocupado.
Quando me desloco é para ver a Académica vencer. Claro que me agrada muito mais, associar o útil ao agradável e associar o que é belo ao que é eficaz.
Já todos vimos muitos desafios de futebol da Académica que, embora perdendo, apetece-nos e aplaudimos os nossos atletas. Significa que estamos confiantes.
Não sou muito dado a “apreciações a quente”! Não; também ninguém me pode ou nos pode limitar o nosso sentido crítico.
A Académica perdeu... e bem! Nada fez para ganhar.
A demonstração inequívoca deste facto, foi a opinião transmitida na “bola branca” pelo ontem capitão de equipa Joeano.
Dizia ele, mais ou menos isto: “há muitos jogadores que ainda não se aperceberam da grandeza desta Instituição. Vamos fazer tudo para trazer um resultado positivo de Lisboa na próxima Sexta-Feira”. Todos esperamos que sim.
Mas será que não se consegue ir mais fundo e perceber onde reside a actual crise da Académica?
Eu acho que se pode e mais do que isso, se deve.
No fim do jogo de ontem alguns sócios mostraram desagrado. Parece-me natural, desde que os
termos tenham sido os mais correctos, embora sabendo que a paixão, se sobrepõe à razão.
Parece que os visados, foram os atletas e a equipa técnica. Também percebo, porque são aqueles que estão “mais à mão”!
Estou expectante mas com muito receio.
Expectante, porque espero da equipa um rendimento superior ao demonstrado ontem de forma a mantermo-nos ma 1ª Liga e muito receoso, porque o orçamento inferior, poderá significar que o presidente não se vai candidatar e se está a marimbar para o escalão em que vai deixar a Académica.
A equipa técnica e a direcção estão numa encruzilhada; o que me preocupa é que nem uma nem outra parte sabe como sair dela!
Explicando melhor.
A direcção confiou neste Treinador e equipa técnica no passado mês de Junho, a responsabilidade de fazer melhor do que o ano passado. O Treinador, como profissional responsável prometeu trabalhar afincadamente. Daí que, seria inexplicável o seu despedimento nesta altura a poucos dias de começar o campeonato.
Será que, pergunta-se, as razões que levaram a rubricar um contrato em Junho se alteraram tanto que tenha de ser “rompido” agora?
Seria de todo em todo inexplicável, a não ser, por incompetência do presidente e da direcção.
E se tal acontecer, o presidente sai incólume desta “estória”, com o argumento de “QUE TEM OS ORDENADOS EM DIA”?
Será que não tem sido ele o maior responsável, desportiva e financeiramente por esta desgraça?
Por fim, tenho de apelar aos sócios e simpatizantes para terem calma e acima de tudo serenidade, não dando argumentos quer a um – presidente - que ao outro - treinador - de esgrimirem acusações que poderão colocar em perigo toda a estrutura desportiva.
Terão de resolver as questões no interior da Instituição, de preferência sem recorrer à Comunicação Social, de modo a manter a unidade desejável.
É que, queiram ou não, a Académica manter-se-á sempre ACADÉMICA e quem sabe, MUITO MAIS ACADÉMICA!